Editorial - O meio ambiente e o nosso futuro

Por Portal Opinião Pública 07/06/2023 - 11:18 hs
Foto: Freepik.com jcomp / Reprodução

Comemorado nesta segunda-feira (5), o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data bastante importante. Mas ela deveria ter ainda mais visibilidade, dado o fato de que a preservação da natureza se torna, ano após ano, uma pauta essencial para todo o planeta.

Criada em 1972, a data tem como premissa promover o debate sobre os problemas ambientais que vivemos ao redor do mundo e também criar debates sobre de que forma deveríamos cuidar dos recursos naturais para evitar a destruição do nosso planeta, algo que, querendo ou não, já está ocorrendo. E a passos largos. Porém, essa celebração tem tido efetividade?

Por mais que o assunto meio ambiente e sua preservação esteja sempre em voga, o que realmente tem sido feito para que a natureza seja, de fato, preservada da ação, muitas vezes nociva, do homem? Porque pelo que é possível acompanhar nos noticiários de mundo a fora, a destruição dos recursos naturais aumenta exponencialmente dia a dia.

Peguemos o exemplo recente do Brasil, nosso país. Tendo grande parte a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, em seu território, é de se esperar que a nação tenha políticas duras para garantir sua preservação, certo? Então, por que o desmatamento por lá cresce? Por que ainda há áreas de garimpo e extração de madeira ilegal em seu território? Por que há queimadas na região? Todas essas questões precisam ser respondidas e solucionadas, pois não podemos deixar que uma área tão importante para o mundo seja destruída.

Contudo, o problema não paira apenas por aqui. Em vários lugares do mundo, a poluição do ar e de rios cresce, há desmatamento de florestas, existe caça ilegal de animais selvagens – que levaram e ainda levam diversas espécies à extinção – e um sem número de ações que acabam com a vida natural. Assim, com um consumo desenfreado dos recursos naturais, o planeta vai morrendo aos poucos e o ser humano vai condenando a sua existência.

O mundo precisa refletir mais e melhor sobre como o meio ambiente deve ser preservado. Esse é um tema urgente e que vai ditar o futuro de toda a humanidade. E caso nada seja feito, somos nós quem pagaremos pela destruição que ajudamos a estabelecer.